O que é um Podcast? Conheça a nova tendência de transmissão

No Brasil, os podcasts estão em ascensão e a tendência é que, nos próximos anos, mais e mais programas surjam.

Atenção, ouvintes (ou neste caso, leitores)!  

Ficar sintonizado nas tendências é vital para que sua marca se mantenha atualizada com as mudanças de comportamento do público.

Podcasts são uma nova forma de transmissão de conteúdo através de áudio online. Pense neles como um programa de rádio, em que os episódios ficam gravados e podem ser ouvidos quando o público quiser nas plataformas de streaming onde estiverem disponíveis.

Geralmente, possuem tema recorrente como por exemplo: política, entretenimento, ensino, economia, cultura e muito mais. Os assuntos escolhidos são aqueles que despertam uma identificação maior em determinado público, que busca um material específico sobre esses tópicos.

Sobre a duração de tempo de cada episódio não existe muito uma regra definida. Enquanto alguns podcasts optam por episódios com cerca de 2 horas, outros podem ter até 3 minutos de duração.

No Brasil, esse modelo de conteúdo está em ascensão e a tendência é que, nos próximos anos, mais e mais programas surjam. Isso deve-se ao fato de que, diferentemente dos programas de rádio, os podcasts podem ser ouvidos a qualquer hora e em diversos dispositivos diferentes. 

Segundo dados divulgados pelo Spotify, de janeiro de 2018 a novembro de 2019, o consumo de podcasts em sua plataforma cresceu 21% ao mês.

Uma forma simples das empresas embarcarem nessa nova tendência é disponibilizarem o conteúdo do blog em forma de áudio. Além de dar mais acessibilidade à publicação, o conteúdo da sua marca fica também disponível em outras plataformas, podendo alcançar ainda mais pessoas.

Outra opção é buscar um podcast com a audiência que deseja atingir para fazer propaganda da sua marca. Procure o conteúdo com que seu público mais se identifica e veja formas de anunciar no programa. 

 

COMO GRAVAR UM PODCAST

Para quem tem interesse em começar a planejar, gravar, editar, publicar um podcast e distribuir o seu conteúdo online é muito fácil! E você só precisa de poucas coisas para começar. Confira as nossas dicas:
 

ESCOLHA SUA PLATAFORMA 

Já existem muitas plataformas disponíveis para você fazer o upload do seu podcast. Muitos até gratuitos, tanto para o criador de conteúdos quanto para o ouvinte. O Soundcloud, Spotify, Deezer, Castbox, PodeBean e Stitcher Radio são alguns exemplos de plataformas disponíveis (em iOs e Android) para fazer o upload do seu podcast.


FOQUE NO QUE IMPORTA

Não é preciso uma superprodução ou ter equipamentos caros para começar o seu podcast. Foque em fazer algo simples, mas com um conteúdo relevante para atrair o público. Só fique atento à qualidade do áudio, se está claro, sem ruídos ou interferências sonoras.


PLANEJE O CONTEÚDO

Ser espontâneo é uma coisa positiva, mas tenha sempre um roteiro com tópicos do que vai falar para não se perder e acabar fugindo do tema proposto. Escolha um assunto que irá prender a audiência do podcast, mesmo que ela esteja realizando outra atividade em conjunto, como dirigir, lavar a louça ou malhar. 

Atualmente, existe uma variedade de podcasts disponíveis sobre diversos temas e nunca é tarde para começar! Gostou de saber o que é podcast? Não perca tempo em usar essa ideia para promover o seu negócio!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Agência Guppy

Agência especializada em criação de sites, desenvolvimento de sites e landing pages. Especialistas em Gestão de Mídias Sociais, Google Ads, SEO e Branding.